terça-feira, janeiro 26, 2010

A administração da TUMG, notas breves

O frenesim à volta da constituição do Conselho de Administração da TUMG é, de todo, injustificado, por razões fáceis de explicar.
Até aqui a TUMG não tinha presidente do CA (havia apenas uma caricatura) situação que causou dificuldades e prejuizos ao concelho da Marinha Grande. Decisões erradas, indecisões sobre medidas fundamentais para a qualidade de vida do cidadão e uma total ausência de gestão. Decisões erradas ou indecisões são, portanto, como é bom de ver, custos.

Ao contrário do que se diz aqui, não há agora um novo CA, há apenas um novo presidente já que, sem o crivo e a aprovação da câmara, o CA da TUMG se remunerou a si próprio.

Ora acontece que era necessário um novo presidente do CA, dada a necessidade da empresa ser gerida com eficiência e avançar para a concretização de medidas inscritas no seu objecto social e que têm vindo a ser adiadas. Dizem os estatutos que a TUMG remunera o presidente do CA com um vencimento 85% do salário de um vereador, foi isso que foi feito. Poder-se-à dizer ou argumentar que a caricatura de presidente que antes existia não era remunerado porque era vereador, mas acontece, é bom lembrar, que este executivo tem um vereador, em regime de premanência, a menos que o anterior e, por essa razão, é compreensível que a Câmara supra essa lacuna preenchendo o CA da TUMG. Não é exequível, sob pena de nada se fazer bem, que dois vereadores façam o trabalho de três e ainda acumulem a presidência de uma empresa municipal.

No meu entender o que é preciso são resultados sem, como é óbvio, proceder a gastos exagerados mas a verdade é que, mesmo com um presidente do CA da TUMG remunerado, os custos deste executivo municipal são muito inferiores aos do executivo anterior.

Por fim a escolha da Câmara merece o meu aplauso dado que o Dr Rui Pedrosa é um profissional qualificado, competente e que, por onde passa, deixa uma marca de qualidade. Estou certo que também aqui isso se vai passar.

Um custo que se transformará em proveito.



João Paulo Pedrosa

1 Comments:

At 27/1/10 22:47, Blogger Ana Brito said...

Ao Rui Pedrosa desejo o melhor desempenho no cargo e que consiga a optimização deste tão importante serviço público.
Ana Brito

 

Enviar um comentário

<< Home